quarta-feira, 15 de junho de 2011

Da Religião ao Reggae


As relações citadas possuem uma alta ligação com a música, principalmente com o reggae, que é “neto” do Ska e do Rocksteady, estilos que surgiram à partir de uma mistura de ritmos locais da Jamaica, como o Mento, e com o Rhythm Blues, que também tiveram suas origens na música Gospel das igrejas americanas. No final da década de 50, uma época em que a Jamaica era um país rural e em sua maioria de população cristã protestante, os ritmos americanos negros eram muito difundidos por lá.

Sendo assim, a música Reggae começou a ser influenciada pela mensagem do evangelho até mesmo antes dos primeiros rastas. Por exemplo, a música "Shadrach Meshac & Abendego" de Justin Hinds e the Dominoes (depois ganhou belíssima versão para "Abendigo" com Abyssinians), cita a história bíblica que está no livro de Daniel, à partir do cápitulo 1 versículo 7, que fala de 3 jovens hebreus (judeus) que se negaram a se prostrar ao deuses da babilônia, do então imperador, Nabucodonosor. Por esta afronta, foram lançados em uma fornalha ardente em fogo, porém não se queimaram pois “JAH” os livrou. Uma história realmente interessante que vale a pena ser lida, são apenas 3 capítulos.

Ainda nessa época, outras canções como “The Rivers of Babylon”, por Brent Dowe e The Melodians de 1972, que depois ficou mundialmente conhecida no filme “The Harder They Come” estrelado por Jimmy Cliff, foi baseada no Salmo 137, um hino que expressa o lamento do povo judeu no exílio babilônico. Os rios da babilônia que são referidos na canção são o Rio Eufrates e o Rio Tigre. Essa canção ainda possui fragmentos literais do Salmo 19:14.

Até mesmo os Wailers tiveram músicas bem inspiradas na bíblia, antes mesmo da tônica de suas mensagens passarem a ser rasta à partir 1967, como se pode ver na capa desse disco do lendário Studio One, onde nenhum dos três Wailers (Bob, Peter e Bunny) se quer cultivavam dreads, e nem tinham cara de rudeboys (foto abaixo). São elas, por exemplo: "Amen" (1964 - Amen - Simmer Down At Studio One), e "Wings of Dove" (1966 - Wings Of A Dove - Climb The Ladder - Studio One). Isso mostra que a mensagem de Jah sempre estevepresente na músic da ilha, do mento ao Ska, passando pelo Rocksteady até o Reggae.

Bem, a conclusão dessa história é: Jah está perto da gente e presente na música reggae, mas será que sua mensagem está dentro da gente? Nesse mundo louco, as nossas atitudes é que vão dizer.

Créditos ao blog: http://uienowreggae.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Ótimo post!!
    Sem hipocrisia nenhuma, quando o reggae entra pelo meu corpo, realmente me sinto mais próximo do Criador!!
    Abraços!
    Stay Rebel

    ResponderExcluir